terça-feira, fevereiro 03, 2009

Sistema de Informações dos Recursos Hídricos do Ceará

Depois de um bom tempo sem postar, resolvi comentar uma consultoria que realizei recentemente para a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, utilizando as seguintes tecnologias: PHP, Linux (Fedora), PostgreSQL/PostGIS, Mapserver e o Framework Pmapper.

Realmente foi um desafio desenvolver este projeto em tão pouco tempo (cerca de dois meses e meio). Tivemos que migrar e remodelar a base de dados que estava no Microsoft SQL Server para o PostgreSQL, já a base de dados espaciais estava em Shapefile e também foi exportada para o Banco através da extensão espacial PostGIS. Só a tabela de poços possuía mais de 16 mil registros!

Para minha surpresa e felicidade, o Atlas SRH ainda foi escolhido como o melhor Software Livre da edição 2009 do Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica.

O esforço valeu a pena, me sinto hoje realizado, além de ter aprendido muito com este trabalho. Acredito que o resultado ficou a contento da SRH, que venham os novos desafios!!!











7 comentários:

Unknown disse...

Preza Marcello, quero desenvolver WebGIS com Mapserver + pmapper. Consegui rodar o mapserver, mas não sei como instalar o pmaper no mapserver. Tem algum tutorial que possa me ajudar? Outra coisa, qual ferramenta utilizou para exportar os shapefiles para postgis e integrar com o mapserver?
abraços

Marcello Benigno disse...

Olá jarbas,

A instalação do pmapper na realidade é bem simples, basta descompactá-lo na raiz do seu servidor, eu sempre uso a documentação oficial mesmo do próprio site que é muito boa.

Você pode utilizar a ferramenta nativa do PostgreSQL para exportar de shape para SQL. o QGIS também faz isso diretamente.

[]´s

Nessa Vardamir disse...

Ola Marcelo,
estou a procura de tutorais sobre pmapper + mapserver, vc sabe onde posso encontrar?

Nessa Vardamir disse...

Olá Marcelo,
estou a procura de tutorial de mapserver + pmapper + php, vc sabe onde eu posso encontrar?
Já procurei no google "quase todo"(:p) e não consegui encontrar.

Marcello Benigno disse...

Olá Nessa,

A partir de Dezembro a Acesso Livre COnsultoria terá uma série de treinamentos a distância, utilizando uma sala de aula virtual, dentre os cursos teremos o de mapserver avançado com o pmapper, aguarde mais novidades :) entre em contato através do email contato@acessolivreconsultoria.com para mais detalhes.

Ernesto Silva disse...

Prezado Marcelo,

Visitei os sistemas de informações dos recursos hídricos do Ceará e Paraíba, senti falta de um serviço de wms e download dos dados em formato shape. Convido-o a visitar nossos serviços www.visualizador.inde.gov.br e a comunidade de capacitação Treinamento INDE no portal do Sisp.

Marcello Benigno disse...

Olá Ernesto Silva Filho,

Realmente eu concordo com você, mas na época em que eu implementei o SIRH do Ceará não estava no escopo disponibilizar os dados. Já o da AESA é possível, não pelo WebGIS, mas pelo Geoportal. Fica a sua sugestão para os responsáveis em ambos os órgãos.

Um abraço