Sobre o Autor

Olá caro leitor,

Vou tentar resumir um pouco da minha história dentro do Geoprocessamento:

 Meu nome é Marcello Benigno Borges de Barros Filho, sou Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trabalho com Geoprocessamento desde o ano 2000, quando ingressei como estagiário no LABGEO do meu curso.

Em 2002, com o término da minha graduação, passei no mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação do Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante o mesmo tive a oportunidade de realizar um intercâmbio internacional e estudar em duas universidades europeias: a Universitat Jaume I, em Castellón de la Plana (Espanha) e a Universität Münster na Alemanha. Foi uma experiência fantástica e um divisor de águas na minha vida. Comecei a utilizar o Linux nessa época (primeiro o Debian e depois o Ubuntu), conheci o Mapserver, o PostGIS e outras tecnologias Open Sources na área de GIS. De lá para cá não parei mais de estudá-las.

Em 2005 após o mestrado, fui trabalhar na Secretaria de Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, onde participei da confecção do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), pouco tempo depois fui nomeado na Agência Estadual das Águas (AESA), onde desenvolvi o primeiro Geoportal para um órgão do Estado. Ainda neste período, ingressei na especialização em Desenvolvimento para Web pela IDEZ, curso que concluí com pouco mais de um ano e meio.

No ano seguinte fui aprovado como professor no Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), optei pelo regime sem "Dedicação Exclusiva", já que ainda estava na AESA e também trabalhava como consultor, esta vivência no mercado contribuiu bastante para que eu pudesse passar para os meus alunos conhecimentos que não se encontram em nenhum livro.

 Em 2008 participei do desenvolvimento do Sistema de Informações dos Recursos Hídricos do Ceará (SIRH) que no ano seguinte foi escolhido como o melhor Software Livre da edição 2009 do Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica. Outros grandes projetos vieram em seguida, mas isso é uma longa história que fica para outro momento (zzzZZZzzz....).


O Blog surgiu sem muita pretensão, na verdade eu utilizo ele mais como um canal para contatos profissionais e também para algumas anotações que possam ser úteis tanto para mim, quanto para quem se interesse pelos mesmos assuntos. Fique a vontade para navegar, criticar e copiar o que quiser (desde que a fonte seja citada).

Nenhum comentário: