sexta-feira, março 09, 2007

Instalando o Mapserver com PHP Mapscript no Ubuntu

Umas das formas mais fáceis de se instalar o Mapserver no Ubuntu é através do gerenciador de pacotes synaptic, neste tutorial vamos ver que este processo, ao contrário do que muita gente acha, é bastante simples.

1. Instalando o Apache com PHP
No Gnome, clique em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Clique em procurar e digite apache, selecione os pacotes: apache2, apache2-common, apache2-doc. Clique em aplicar, e em aplicar novamente. Aguarde o download dos pacotes e a instalação. Repita o procedimento para instalar o PHP, escolhendo os pacotes: php5, libapache2-mod-php5, php5-cgi e php5-common.

2. Instalando o Mapserver com PHP mapscript
Ainda no Synaptic, clique em procurar e digite mapserver, selecione os seguintes pacotes para instalação: cgi-mapserver, mapserver-bin, mapserver-doc e php5-mapscript. Reinicie o servidor apache digitando no Terminal sudo /etc/init.d/apache2 restart .

Mude as permissões para a pasta onde serão armazenadas as páginas a serem criadas, digitando no Terminal sudo chmod 775 /var/www (enter).

3. Verificando a Instalação
Abra o seu navegador e digite: http://localhost/cgi-bin/mapserv, você verá uma página em branco com a seguinte mensagem:

No query information to decode. QUERY_STRING is set, but empty.

Isto indica que o mapserver foi instalado corretamente. Vamos agora verificar se o módulo PHP Mapscript também está OK, abra um editor de texto qualquer (gedit, VI, etc.) e digite o seguinte conteúdo:

<?php
phpinfo();
?>

Salve este arquivo em /var/www com o nome phpinfo.php. Para finalizar, digite no navegador http://localhost/phpinfo.php , ao carregar a página, procure pelo quadro mostrado na figura abaixo, contendo as informações sobre o módulo Mapscript.

No próximo post, vou mostrar como criar uma aplicação com Mapserver e PostGIS. Até lá!

2 comentários:

rrend disse...

Muito massa. Funcionou tudo certinho como descrito no post. Brigadão.

Anônimo disse...

Parabéns pelo post...Fácil e acessível.