O CRUD é definido como acrônimo da expressão inglesa (Create Retrieve Update and Delete), para as quatro operações básicas utilizadas em um bancos de dados relacionais (RDBMS).
Nesta série de postagens, criaremos uma aplicação Web com CRUD através da linguagem PHP, para as duas tabelas do modelo lógico da Figura 1, utilizando o Framework CodeIgniter. Para codificar, sugiro o uso do Netbeans com o autocomplete do CodeIgniter, este último pode ser baixado no link: http://rhasan.com/blog/2009/09/codeigniter-auto-complete-with-netbeans/ . Já o banco que irei utilizar nesse exemplo, será o PostgreSQL.
OBS: É necessário que o leitor tenha uma base em PHP OO, pois não vou entrar em muitos detalhes, também sugiro, dar uma boa lida no Manual do CodeIgniter em português.
Figura 1 – modelo lógico do exemplo |
1o Passo: criar o banco no PostgreSQL
Crie um banco com o nome sirh com a codificação UTF-8 e rode o modelo físico abaixo, observe que as chaves primárias foram definidas como serial, criando automaticamente o auto-incremento para esses dois campos:
CREATE TABLE bacia_hidrografica ( id_bacia serial PRIMARY KEY, nome_bacia varchar(40) ); CREATE TABLE rio ( id_rio serial PRIMARY KEY, nome_rio varchar(40), comprimento_km int, id_bacia int, FOREIGN KEY(id_bacia) REFERENCES bacia_hidrografica (id_bacia) ON UPDATE CASCADE );
Figura 2 - Banco com as duas tabelas criadas (PgAdmin) |
2o Passo: download do CodeIgniter
Vá até o endereço: http://codeigniter.com/downloads/ e baixe a última versão do CI (nesse post, usei a versão 1.7.2), a instalação é bem simples, descompacte o arquivo zipado na pasta de publicação do seu servidor web, no meu caso “/var/www/”, para quem usa o MS4W (Mapserver for Windows), descompacte na pasta htdocs do servidor.
Agora, vamos mudar o nome da pasta que foi descompactada para sirh (abreviação de “sistema para recursos hídricos”).
3o Passo: configurar a url do sistema e a conexão com o banco PostgreSQL
Abra o arquivo config.php, dentro de sirh/system/application/config. Mude a linha 14 para http://localhost/sirh/ , salve o arquivo em seguida.
Abra o arquivo database.php (na mesma pasta) e configure a conexão com o banco (em seguida salve o arquivo):
$db['default']['hostname'] = "localhost";
$db['default']['username'] = "postgres";
$db['default']['password'] = "postgres";
$db['default']['database'] = "sirh";
$db['default']['dbdriver'] = "postgre";
4° Passo: configurar as bibliotecas e os helpers que serão carregados de forma automática
Abra o arquivo autoload.php, modifique a linha 42 para:
$autoload['libraries'] = array(‘database’);
e a 54 para:
$autoload['helper'] = array(‘url’);
5° Passo: testar a instalação
Abra o seu navegador e digite a url: http://localhost/sirh, você verá a tela da Figura 3, caso a mesma não seja exibida dessa forma, verifique os passos anteriores. No próximo Post continuaremos a desenvolver esta aplicação, até lá!
figura 3 - tela de boas vindas do codeigniter |
Nenhum comentário:
Postar um comentário