segunda-feira, abril 04, 2011

Fim do mistério: Revista FOSSGIS Brasil é lançada

Finalmente chegou a hora de acabar com o mistério e revelar o que realmente é o projeto FOSSGIS Brasil. Muitos apostaram que era um evento, ou uma organização, mas ninguém chegou a acertar o que realmente é este projeto.

Nos últimos anos as Geotecnologias Livres tem crescido e se destacado como real opção no mercado corporativo, e com isso houve um aumento na procura por essas tecnologias. Hoje existem diversos blogs, listas de discussão e fóruns em português que tratam de diversos assuntos relacionados e prestam suporte gratuito a essas tecnologias e, entre eles está o blog Geoparalinux. Porém até hoje não existia uma revista especializada nas Geotecnologias Livres.

Com esse intuito nasce a Revista FOSSGIS Brasil (http://www.fossgisbrasil.com.br/), na busca de preencher essa lacuna existente. Para viabilizar este projeto alguns dos principais nomes do cenário das Geotecnologias Livres se uniram para criar um material de alta qualidade, baseado nos princípios do software livre.

Nesta primeira edição falaremos sobre iniciativas como o OL4JSF, um projeto 100% brasileiro, que já está fazendo sucesso lá fora. Além dos padrões OGC, a história da Geotecnologias Livres, gvSIG, aplicativos GIS para dispositivos móveis, entre outros. Há também nesta edição uma entrevista exclusiva com Gilberto câmara, diretor geral do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A revista é inteiramente grátis, sem necessidade de se realizar cadastros, pagar taxas ou algo do gênero. Para obter o seu exemplar da revista é necessário apenas realizar o download.
Esperamos que você goste dessa nova iniciativa.

Atenciosamente,

Equipe FOSSGIS Brasil
revista@fossgisbrasil.com.br