sexta-feira, março 09, 2007

Instalando o Mapserver com PHP Mapscript no Ubuntu

Umas das formas mais fáceis de se instalar o Mapserver no Ubuntu é através do gerenciador de pacotes synaptic, neste tutorial vamos ver que este processo, ao contrário do que muita gente acha, é bastante simples.

1. Instalando o Apache com PHP
No Gnome, clique em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Clique em procurar e digite apache, selecione os pacotes: apache2, apache2-common, apache2-doc. Clique em aplicar, e em aplicar novamente. Aguarde o download dos pacotes e a instalação. Repita o procedimento para instalar o PHP, escolhendo os pacotes: php5, libapache2-mod-php5, php5-cgi e php5-common.

2. Instalando o Mapserver com PHP mapscript
Ainda no Synaptic, clique em procurar e digite mapserver, selecione os seguintes pacotes para instalação: cgi-mapserver, mapserver-bin, mapserver-doc e php5-mapscript. Reinicie o servidor apache digitando no Terminal sudo /etc/init.d/apache2 restart .

Mude as permissões para a pasta onde serão armazenadas as páginas a serem criadas, digitando no Terminal sudo chmod 775 /var/www (enter).

3. Verificando a Instalação
Abra o seu navegador e digite: http://localhost/cgi-bin/mapserv, você verá uma página em branco com a seguinte mensagem:

No query information to decode. QUERY_STRING is set, but empty.

Isto indica que o mapserver foi instalado corretamente. Vamos agora verificar se o módulo PHP Mapscript também está OK, abra um editor de texto qualquer (gedit, VI, etc.) e digite o seguinte conteúdo:

<?php
phpinfo();
?>

Salve este arquivo em /var/www com o nome phpinfo.php. Para finalizar, digite no navegador http://localhost/phpinfo.php , ao carregar a página, procure pelo quadro mostrado na figura abaixo, contendo as informações sobre o módulo Mapscript.

No próximo post, vou mostrar como criar uma aplicação com Mapserver e PostGIS. Até lá!

terça-feira, março 06, 2007

Usando o Postgis com o Quantum Gis no Ubuntu

Dando seqüência ao último post, vamos agora importar um arquivo shapefile contendo o mapa do Brasil para o nosso BDG, depois iremos visualizar esta tabela no QGIS. Para este tutorial faça o download do arquivo que se encontra no link abaixo:

http://www.gismaps.com.br/divpol/divisao_politica.zip

Após baixar o arquivo, é só descompactá-lo
em um diretório da sua escolha.

1. Utilizando o comando shp2pgsql para converter os shapes

No Terminal, vá até a pasta em que você salvou o arquivo e depois digite shp2pgsql -s 4291 BRASIL.shp estados_br > estados_br.sql (enter)
Onde:

-s 4291 indica o SRID (Identificação do Sistema de Referência Espacial) referente ao Datum SAD69 e as coordenadas geográficas.
BRASIL.shp é o nome do arquivo shapefile que iremos converter em sql.
estados_br é o nome da tabela que será criada no banco.
estados_br.sql é o nome do arquivo sql a ser gerado neste mesmo diretório.

Se você não errou nada, verá a mensagem abaixo, indicando que o arquivo sql foi criado.
Shapefile type: Polygon
Postgis type: MULTIPOLYGON[2]

Criado o arquivo estados.sql, vamos importá-lo para o banco, digite psql -f estados_br.sql -d gis (enter).

2. Vizualizando a tabela no QGIS

Baixe e instale o QGIS pelo synaptic, após sua instalação, abra-o, e vá até o ícone Add a PostGIS Layer. Agora clique em novo e informe os parâmetros da conexão, como mostra a figura abaixo:



Clique agora em conectar, escolha a tabela e clique em adicionar para visualizar o mapa do Brasil, como mostra a figura abaixo:

segunda-feira, março 05, 2007

Instalando a Extensão Espacial PostGIS no Ubuntu – Guia Rápido

Este passo a passo mostra uma das formas de se instalar o PostgreSQL + PostGIS no Ubuntu.

Atenção! Esta postagem foi atualizada: http://profmarcello.blogspot.com.br/2013/10/instalacao-do-postgis-20-no-ubuntu-via.html

1. Editando a lista de repositórios:
No Gnome, vá até Aplicações > Acessórios > Terminal e digite sudo gedit /etc/apt/sources.list (enter) em seguida informe a senha de root.
Retire agora o caractere # das linhas que começam com a palavra deb para "descomentá-las", salve e feche o arquivo.

No Terminal digite sudo apt-get update (enter) para atualizar a lista de repositórios. Terminado a atualização, vamos agora até o Synaptic começar o processo de instalação dos pacotes.
2. Baixando e instalando os pacotes:
Vamos abrir o Synaptic, para isso siga até Preferências > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic, em seguida entre com a senha de root (caso seja requisitada).
No Synaptic, clique em procurar, e digite postgis. Aparecerá as opções da figura abaixo:



Selecione os pacotes para instalação postgresql-x-postgis (onde x é a versão mais recente) e postgis, bem como as dependências sugeridas, clique em aplicar e aguarde o download e instalação dos pacotes.
Terminado a instalação destes pacotes, instale agora o pgadmin3 através do mesmo procedimento anterior.

3. Criando um Banco de Dados e um usuário:
Nesta etapa voltaremos até o Terminal para configurar o banco que será criado, para isso digite sudo su (enter), entre com a senha de root, depois su postgres (enter). Agora com o usuário postgres poderemos criar nosso primeiro BD.
Digite createdb gis (enter), onde gis é o nome do nosso banco.

Agora vamos criar um usuário do postgresql, digite createuser nome_do_usuario (enter), onde nome_do_usuario pode ser o seu login do Linux, no meu caso o comando ficou assim: createuser marcello, surgirá a seguinte pergunta no Terminal:
A nova role poderá criar um super-usuário? (s/n) digite s (enter).
CREATE ROLE

Agora volte para o seu usuário digitando su seu_login (enter), em seguida digite psql gis (enter) para acessar o banco criado.
Já no banco, vamos definir uma senha para o usuário criado anteriormente, no meu caso foi feito da seguinte forma:

gis=# ALTER USER marcello PASSWORD 'nova_senha' ; (enter)
ALTER ROLE

Finalizada esta estapa, vamos agora instalar a extensão geográfica.

4. Carregando a Extensão PostGIS
Vá até o diretório onde se encontram os arquivos SQL necessários para carregar a extensão PostGIS, para isso, digite no terminal cd /usr/share/postgresql/8.4/contrib/postgis-x (enter).
Em seguida criaremos a linguagem plpgsql necessária para o funcionamento do PostGIS, digite
createlang plpgsql gis (enter)
Para carregar as extensões digite os comandos: psql -f postgis.sql -d gis (enter) e para finalizar psql -f spatial_ref_sys.sql -d gis (enter).
Caso não tenha ocorrido nenhum problema nos passos anteriores, o postgis foi instalado corretamente.