sexta-feira, janeiro 02, 2015

Trabalhando com Formulários no QGIS

A criação de formulários personalizados no QGIS, é um recurso muito útil para o preenchimento dos campos de uma tabela de atributos. Vejamos então como isso funciona.

Neste exemplo será utilizada uma camada que representa os postes de iluminação pública de uma determinada área, com os seguintes campos (Figura 1):

Figura 1 - Campos da camada postes

Para cada campo deve ser criado um Alias, para facilitar o entendimento do usuário (Figura 2):

Figura 2 - Criação dos Aliases

O campo manutencao será definido como sendo do tipo "Check Box", onde 0 será o valor para os postes que ainda não foram revisados e 1 o valor para os postes revisados (Figura 3):

Figura 3 - Definição do campo manutencao como Check Box

Para campos do tipo Date, é possível adicionar calendários "popup" para o preenchimento dos seus valores. O campo data_manut exemplifica o processo (Figura 4):

Figura 4 - Definição do campo data_manut como Date/Time

Para valores fixos, onde é mostrado uma lista contendo valores predeterminados, utiliza-se a opção Value Map. Este tipo de entrada de dado é muito útil, pois evita possíveis erros de digitação. Os campos tipo_ilum (Figura 5) e cor_lampad (Figura 6) são exemplos do uso desse recurso:

Figura 5 - Lista de valores para o campo tipo_ilum

Figura 6 - Lista de valores para o campo cor_lampad

Já a opção Range é útil quando um campo deve receber um valor a partir de uma variação de números. Também é possível definir o incremento ou step. Para este exemplo, o campo qtde_lampa é configurado da seguinte forma (Figura 7):

Figura 7 - Definição do campo qtde_lampa

Também é possível utilizar o recurso conhecido como "autocomplete", onde a medida que o usuário digita, são sugeridos valores que foram armazenados anteriormente. Para isso, deve-se escolher a opção Unique Values. O campo tipo_poste será utilizado como exemplo, a seguir (Figura 8): 

Figura 8 - Habilitando o autocomplete no campo tipo_poste

Para o campo altura_pos mais uma vez é escolhida a opção Range, como mostra a Figura 9:

Figura 9 - Campo altura_pos

Por último, para o campo foto deve-se escolher a opção Photo,  dessa forma o QGIS exibirá uma miniatura da imagem escolhida (Figura 10).

Figura 10 - Campo foto


O RESULTADO:


Ao entrar em modo de edição, o usuário terá um formulário personalizado que ajudará a diminuir a entrada de inconsistências por digitação... e o que é melhor, isso foi feito sem escrever uma só linha de código (Figura 11). 

Figura 11 - Resultado do formulário